top of page
Dra Jane Chen Molinari e Dra Ingrid Ferraz (dermato)

MAQUIAGEM E CRIANÇAS: afinal, pode ou não pode?

O uso de maquiagem infantil é assunto controverso entre pais e especialistas de várias áreas.


ALGUMAS RECOMENDAÇÕES:


A maquiagem infantil deve ser evitada até os 12 anos de idade, mesmo aquelas que trazem em seus rótulos a liberação antes dessa faixa etária.

Antes dos 12 anos de idade, o seu uso deve se restringir a ocasiões especiais (por exemplo, festas e datas comemorativas). Isso porque o uso frequente aumenta os riscos de efeitos colaterais potencialmente evitáveis na pele e nos olhos que ainda não tem o sistema imunológico plenamente desenvolvido.



CUIDADOS NECESSÁRIOS:


-Usar somente produtos adequados para crianças, dermatologicamente e oftalmologicamente testados.

-Evitar pintar na área dos olhos.

-Evitar produtos que sejam à prova d’água, pois são de difícil remoção.

-Retirar a maquiagem de maneira correta.


Uma dúvida muito frequente: "Eu posso deixar a minha filha usar os meus produtos de maquiagem?” NÃO!!!!

A mãe não deve usar a própria maquiagem na criança, pois não são adequadas para os pequenos e o risco de reações são grandes.


Produtos feitos para serem usados em bonecas também nao devem ser usados nas crianças, pois contém substâncias potencialmente tóxicas para elas. Os testes nesses casos são feitos apenas para que a ingestão acidental seja segura, não quanto ao uso como maquiagem na pele da própria criança e, portanto, o uso para essa finalidade é inadequado.


O uso de produtos adequados para as crianças passa pelo registro na ANVISA, devendo ser atóxicas, hipoalergênicas, e com detalhamento nos rótulos da faixa etária indicada para cada produto. Geralmente são a partir de 3 anos de idade para as maquiagens em geral como batons e gloss, blush, pó, lápis, rímel e sombra (lembrando que a pele do olho é fina e o uso de sombras, lápis e rímel deve, como acima descrito, ser sempre evitado). O uso de esmaltes infantis é liberado geralmente a partir de 5 anos de idade. Recomenda-se usar, nesses casos, esmaltes a base de água pois são de fácil remoção.


O uso de produtos de procedência desconhecida deve ser suspenso, pois não são feitos testes na pele infantil nesses casos, aumentando-se assim os riscos de reações indesejáveis e expondo a criança a riscos desnecessários.


 



Passo a passo:

1) Do que você vai precisar?

Comece lavando o rosto somente com água.

2) Não saiu tudo?

Considere limpar com o auxílio de uma toalha demaquilante, existem diversas marcas no mercado.

3) Ficou com algum resíduo difícil de remover?

Utilize água filtrada misturada com óleo Johnsons na proporção de 1 para 1 e passe com o auxílio de um disco de algodão. Após, retirar os resíduos do óleo com shampoo neutro infantil (Johnsons Baby) para evitar o entupimento dos poros.



 

Para finalizar e relembrar:

O ideal é não usar maquiagem antes dos 12 anos de idade!!! Mas é possível abrir exceções, permitindo o seu uso em ocasiões especiais e sempre com o acompanhamento ou ajuda de um adulto. Não se esqueça dos cuidados necessários!

20 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page